Mercedes-Benz

VISION EQXX supera o seu próprio registo de eficiência

28.06.2022

A viagem continua: o Mercedes-Benz mais eficiente de sempre demonstra um consumo de energia ainda menor de 8.3 kWh/100 km e uma gestão térmica impressionante noutra viagem de longa distância
O Mercedes-Benz VISION EQXX quebrou o seu próprio registo de eficiência energética em condições reais de condução, percorrendo mais de 1.000 km com uma única carga da bateria. Após a sua primeira viagem recorde desde Estugarda até Cassis (França) em abril, o modelo colocou a fasquia ainda mais alta, com uma viagem de 1.202 quilómetros desde Estugarda (Alemanha) até Silverstone (Reino Unido).
Depois de se deparar com um encerramento de autoestrada e de percorrer o exigente desvio por estrada nacional próximo de Estugarda, o VISION EQXX atravessou a fronteira com França junto a Estrasburgo e posteriormente seguiu viagem através do norte de França em autoestrada até Calais, onde entrou no eurotúnel. Continuando a sua viagem no Reino Unido, apanhou a M25 próximo de Londres e posteriormente parou no Mercedes-Benz Grand Prix em Brackley. A aguardar pela sua chegada estavam os especialistas de Fórmula 1 e de Fórmula E que ajudaram a desenvolver a sua moderna cadeia cinemática. O VISION EQXX prosseguiu então a viagem até Silverstone, onde foi recebido por um convidado especial, o piloto Nyck de Vries. O holandês, que corre pela equipa de Fórmula E da Mercedes-EQ, não foi gentil com o veículo e levou-o até à sua velocidade máxima limitada a 140 km/h na mítica pista britânica. Aproveitando ao máximo a ocasião, completou 11 voltas, utilizando o resto da carga no corredor das boxes.
Ao longo da viagem, o VISION EQXX aproveitou o seu inovador sistema de gestão térmica para atingir um consumo médio de energia de 8,3 kWh/100 km em condições de tráfego intenso e com temperaturas de verão.
Para além de provar a eficácia das tecnologias de eficiência elétrica da Mercedes-Benz numa vasta gama de cenários de trânsito real, as viagens de longa distância do VISION EQXX nas estradas públicas fornecem aos especialistas de investigação e desenvolvimento dados valiosos para o programa de desenvolvimento em curso.
Uma vez não é suficiente – o VISION EQXX comprova as suas capacidades numa ampla gama de condições reais
A prova do sucesso do VISION EQXX chegou em abril deste ano. Numa viagem de estrada inaugural durante a qual foi estabelecido um novo registo, percorreu 1.008 quilómetros desde Estugarda até Cassis, na costa mediterrânica francesa. Com a temperatura a variar entre os 3 e os 18 graus Celsius, o modelo completou a viagem com um consumo de energia de 8.7 kWh/100 km e uma autonomia restante à chegada ao destino de 140 quilómetros. Mas uma vez não é suficiente. Para demonstrar as verdadeiras capacidades em condições reais e para avançar com o processo de desenvolvimento para a fase seguinte, a equipa de engenheiros está a realizar uma série de viagens para testar a tecnologia que serve o VISION EQXX em diferentes condições.