Mercedes-Benz

Mercedes-Benz eCampus prepara instalações em Untertürkheim

02.06.2022

A Mercedes-Benz lançou esta semana a primeira pedra para a construção de um novo centro de competências para a investigação e desenvolvimento das futuras gerações de células de bateria, numa cerimónia que decorreu na região onde está localizada a sua fábrica principal em Estugarda. O designado "Mercedes-Benz eCampus" começará gradualmente a funcionar a partir de 2023, e irá albergar inicialmente, entre outras atividades, uma fábrica para a produção em pequena escala de células de bateria.  Até meados da década, o eCampus estará concluído com um laboratório de segurança de baterias e várias instalações de teste para testar e ensaiar as novas gerações de baterias. As instalações de Estugarda consolidam a sua função de fábrica tecnologicamente avançada para o fabrico de sistemas de propulsão no âmbito da estratégia do Grupo "Electric Only". Os investimentos na ordem das centenas de milhões de euros no projeto e na construção do eCampus reforçam a viabilidade futura destas instalações históricas, com quase 120 anos de existência.
Estiveram presentes na cerimónia: Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, responsável pelo Departamento de Produção e Gestão da Cadeia de Aprovisionamento, Ida Wolf, Diretora de Recursos Humanos do Departamento de Cadeias Cinemáticas da Mercedes-Benz AG e Michael Häberle, Vice-presidente da Comissão Geral de Trabalhadores do Mercedes-Benz Group AG e Presidente da Comissão de Trabalhadores da fábrica de Untertürkheim da Mercedes-Benz. A Mercedes-Benz também deu as boas-vindas a Winfried Kretschmann, Ministro-presidente de Baden-Württemberg, Frank Nopper, Presidente da Câmara de Stuttgart, e Susanne Bay, Presidente Distrital da região administrativa de Stuttgart, no lançamento da primeira pedra.
A bateria é um componente fundamental da mobilidade elétrica e uma peça integral da arquitetura do automóvel. A consolidação e a expansão das atividades de investigação e desenvolvimento no eCampus Untertürkheim desempenham uma função fundamental na estratégia para os sistemas de propulsão da Mercedes-Benz. No futuro, a Mercedes-Benz irá abranger inteiramente o domínio da tecnologia de baterias neste local - desde a investigação (básica) até ao desenvolvimento e produção de baterias.
As instalações de Untertürkheim da Mercedes-Benz são as maiores da rede global de produção de cadeias cinemáticas da Mercedes-Benz e incluem vários complexos fabris no vale de Neckar. Com aproximadamente 16.000 funcionários, a fábrica produz atualmente motores, baterias, sistemas de eixo, caixas de velocidades e componentes. As instalações também albergam uma grande parte da investigação e desenvolvimento de cadeias cinemáticas do Grupo, com cerca de 3.000 funcionários e uma pista de testes.